sexta-feira, 15 de outubro de 2010

Aula 14: Geopolítica I

A Reordenação Geopolítica

Ao fim da II guerra Mundial, a derrota das forças do Eixo (Alemanha, Japão e Itália) e, ao mesmo tempo, o enfraquecimento econômico militar e político do reino Unido e da França, levaram o mundo, politica e economicamente, a grandes transformações. Esse período denominado guerra fria, que se estendeu até o final da década de 1980, se caracterizou pela hegemonia estadunidense no bloco capitalista e, paralelamente, a hegemonia soviética sobre sua área de influência (que, mais tarde, ficaria conhecida como bloco socialista); a participação tanto dos Estados Unidos quanto da URSS na II Guerra Mundial foram decisivas na vitória contra o Eixo.

Durante esse período o mundo ficou marcado pela bipolarização de poder entre estes dois países, ao buscarem ampliar suas zonas de influência. Para isso, mergulharam numa corrida armamentista - na tentativa de chegar a um equilíbrio de forças bélicas. Segundo o filósofo e politicólogo Aron, Guerra Fria, paz impossível, guerra improvável (ARON, Raymond. 1957); uma vez que a superpotências apresentavam um antagonismo essencial, porém, assegurado pela premissa de que o conflito bélico implicaria em destruição mútua, dadas as experiências anteriores com arsenal militar. Assim, pode-se dizer que, ridiculamente, produziam-se armas, mas não eram utilizadas...tudo isso por quê, então? Para que essas duas superpotências conjurassem a chamada "Paz Armada" e movimentassem o crescimento de suas respectivas economias a ritmo vertiginoso, alimentando a expansão de suas áreas de influência.

Bom, voltando ao produto da II Guerra Mundial, também é possível se dizer que, apesar de terem lutado contra o inimigo comum - o Nacional Socialismo, ou Fascismo (Nazismo, somente no caso alemão) - os estadunidenses conseguiram, diferentemente dos soviéticos, manter intactas suas cidades, indústrias e propriedades, o que garantiu empenho na tarefa de reorganizar o mudo capitalista sobre sua hegemonia ao exportarem sua cultura e modo de vida ao Ocidente.

Assim, a Guerra Fria dividiu o mundo em blocos geopolíticos e ideológicos rivais; antagônicos; conflito leste x oeste; conflito ocidente x oriente; economia de mercado x economia planificada. Ela estendeu-se até o desaparecimento dos principais símbolos culturais desse período: O Muro de Berlim, em Novembro de 1989, a reunificação da Alemanha em Outubro de 1990, o desmantelamento do Pacto de Varsóvia em Abril de 1991 e a Dissolução do império soviético em Dezembro de 1991.


A Reordenação Econômica


Na Conferência de Bretton Woods, realizada em 1944 nos Estados Unidos, o país anfitrião lançara, reunido a 44 países aliados, um plano que visava a reconstrução e a estabilidade da economia mundial após o término da guerra. Apesar da participação de várias nações - inclusive URSS e Brasil - quem ditou as regras da cúpula foram os estadunidenses e, em menor grau, os ingleses.

Durante a Conferência foram constituídos dois organismos até hoje muito atuantes no cenário político, econômico e financeiro mundial: O Banco Internacional de Reconstrução e Desenvolvimento (Bird), mais conhecido como Banco Mundial, e o Fundo Monetário Internacional (FMI), ambos com sede em Washington; essas organizações, assim, já nasceram controladas pela potência hegemônica. Para complementar as medidas econômicas idealizadas em bretton Woods, foi constituído em 1947, na Conferência Econômica de Havana o Acordo Geral de Tarifas e Comércio (Gatt), com objetivo de estimular o comércio mundial, combatendo medidas protecionistas. Desde 1995, chama-se Organização Mundial do Comércio (OMC) e busca atuar próximo ao Bird, FMI e ONU, a aumentar sua influência nas questões comerciais mundiais.

Pode-se dizer, que, em seu tempo, esses organismos deveriam se encarregar de viabiizar a reconstrução do bloco capitalista e traçar novas diretrizes para a economia mundial nos anos que se seguiriam, garantindo a expansão de seu prestígio, garantindo o consumo e evitando novas crises, como a de 1929.

A Reordenação Internacional

A Organização das Nações Unidas (ONU) foi criada com o objetivo de preservar a paz e a segurança no mundo, além de promover a cooperação internaconal para resolver questões econômicas, sociais, culturais e humanitárias. Ela se constituiu em 1945 em substituição a Liga das Nações (criada após a I Guerra Mundial e que não evitou os conflitos que se seguiram Entreguerras e II Guerra Mundial) em Nova York quando representantes de 51 países aprovaram uma Carta de Princípios composta por 111 artigos. Atualmente conta com vários órgãos, dos quais os mais importantes são a Assembléia Geral e o Conselho de Segurança.

Um comentário:

  1. Muito bom o blog, parabens!

    Descobri aqui porque um cara que eu conheci no SWU disse que iria postar umas fotos que ele tirou de lá, no show do Incubus. Tem como vocês me informarem se irão postar as fotos? Eu queria muito elas, tem até uma minha, inclusive.

    Obrigado.

    ResponderExcluir