domingo, 1 de agosto de 2010

Gabarito das Questões da Aula 8

1. Explique a diferença entre população e nação.
População é o conjunto de pessoas que residem em determinado espaço geográfico. Já o conceito de nação relaciona-se a etnia, grupo de pessoas que possuem a mesma história e cultura.

2. Que fatores influenciam no crescimento populacional? Por que, com a urbanização, há uma queda nos índices de mortalidade e natalidade?
O Crescimento populacional de um lugar é influenciado pelo Crescimento Vegetativo (nº de nascimentos – nº de mortes) e Taxa de Migração (nº de entrada de pessoas – nº de saída de pessoas). Com o fenômeno da urbanização, há queda nos índices de mortalidade devido à melhoria nas condições sanitárias e a evolução da medicina, bem como também decai a natalidade devido ao custo de vida elevado, ocupação feminina e maior acesso à métodos anticoncepcionais.

3. Explique, suscintamente, as conclusões a que os grupos teóricos das três teorias populacionais chegaram?
Em linhas gerais, pode-se afirmar que os Malthusianos creditavam ao ritmo de crescimento populacional maior, comparado ao ritmo de crescimento da disponibilidade de alimentos, a responsabilidade pela insalubre condição de sobrevivência, caracterizado pela fome. Assim, revisitando Malthus, os Neomalthusianos do século XX responsabilizavam o crescimento populacional desenfreado pelo subdesenvolvimento. De forma inversa, os Reformistas responsabilizavam a condição de subdesenvolvimento pelo crescimento populacional desenfreado. Vale ressaltar que, ao comparar as conclusões dos dois últimos grupos teóricos, há inversão na relação de causa (responsável) e consequência (efeito).

4. "Dizer que um país é povoado é a mesma coisa que dizê-lo populoso.". Esta afirmação está correta? Explique.
Não, esta afirmação está incorreta. Pode-se dizer isso de acordo com a idéia de que, populoso, faz alusão à População Absoluta do país (Número absoluto), assim como povoado está relacionado à População Relativa (Número de habitantes por quilômetro quadrado). Assim, é possível que um país não populoso mas que tenha uma densidade demográfica elevada, resultado do tomanho de sua porção territorial, seja um país povoado, assim como o é a Holanda.

5. Quais são as causas e os efeitos dos movimentos populacionais?
Os movimentos populacionais, ou seja, o deslocamento de pessoas entre países, regiões, cidades, é um fenômeno que pode ter como causa a escolha livre, perseguição - religiosa, étnica ou política - e controle do território por parte do Estado, bem como suas consequências podem ser demográficas (aumento da população e lugar de atração; diminuição em lugar de repulsão) e culturais (fusão de línguas, religião, costume).

6. Diferencie, com ajuda de um desenho simplificado, a pirâmide etária típica de um país subdesenvolvido e de um país desenvolvido.

Se a pirâmide apresenta um aspecto triangular, pode-se deduzir que há alta taxa de natalidade e baixa expectativa de vida, caracterizando o país como típico subdesenvolvido. Assim, uma pirâmide que não apresente grande diferença do topo a base permite inferir que há baixa taxa de natalidade e alta expectativa de vida, caracterizando o país como tipicamente desenvolvido.

7. Estabeleça as relações entre os seguintes fenômenos: Êxodo Rural e Migração Pendular.

O êxodo rural pode ser relacionado com a migração pendular, uma vez que o primeiro pode ser considerado causa do fenômeno de urbanização e outro, consequência. Isso ocorre, em linhas gerais, pois a urbanização, caracterizada pela concentração populacional nas cidades, ocorre fundamentalmente através da expulsão do trabalhador rural para os centros urbanos, seja via melhores condições de sobrevivência, seja via mecanização do trabalho rural. Como consequência, o "inchaço" populacional característico de algumas cidades condicionou parte da população a estabelecer moradia em cidades próximas a estes centros urbanos - o que acarretou na expansão das mesmas e conjurou zonas metropolitanas - bem como preservarem laços profissionais nas grandes cidades, ocasionando a necessidade de trânsito diário inter-município.

2 comentários:

  1. Valew cara me ajudou muito com uma tarefa de Geografia que é pra entregar dps das férias Vlw mesmo MAN xD

    ResponderExcluir